MANAUS – O governador Wilson Lima (PSL) e o vice-governador Carlos Almeida Filho (PRTB) constituíram, no último dia 13, os advogados Maria Benigno e Vasco Amaral para defendê-los no processo em que são acusados de terem comprado votos nas eleições de 2018 (Representação Eleitoral n.º 0602187-82.2018.6.04.0000).
Movido pelo ex-governador Amazonino Mendes (PDT), que disputou a reeleição, o processo contra Wilson e Carlos teve origem na prisão do ex-prefeito de Nhamundá, Mário Paulain, no primeiro turno das Eleições de 2018, em um quarto de hotel do município.
O ex-prefeito, segundo a polícia, portava dinheiro em espécie e material de campanha de candidatos, entre eles o governador eleito.
Os dois advogados contratados por Wilson e Carlos também defendem o governador e o vice em outros processos eleitorais, como o em que a chapa formada pelos dois foi denunciada pelo Ministério Público de propaganda irregular, por conta do derrame de “santinhos” no 1º turno das eleições de 2018.
Experiente advogada eleitoral, Maria Benigno comandou a equipe jurídica do senador Omar Aziz (PSD) na mesma eleição.
Vasco Amaral foi membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) – de 2010 a 2012, ocupando a cadeira de jurista. Atualmente, seu escritório cuida dos interesses de Wilson na Justiça Eleitoral.