MANAUS – O deputado federal Sidney Leite (PSD) afirmou que é muito simples dizer que é possível criar alternativa econômica, quando não há nem vontade política nem o esforço de querer fazê-lo, se referindo ao “Plano Dubai”, projeto do governo federal que prevê o desenvolvimento de novas matrizes econômicas em substituição à Zona Franca de Manaus.
Conforme matéria publicada no jornal Folha de São Paulo esta semana, o projeto do governo federal prepara um modelo econômico para desenvolver a economia nas áreas de biofármacos, biotecnologia, turismo, defesa, mineração e piscicultura, com ápice no ano de 2073, justamente quando se encerra o período de incentivos fiscais concedidos à Zona Franca.
“Esse Plano Dubai é mais uma falácia de quem não tem compromisso para com a Amazônia. Dubai deve ser o nome pra transformar a nossa região num deserto de homens e mulheres que garantem a preservação do bioma amazônico”, disse Sidney durante discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (12).