MANAUS – O secretário nacional de segurança pública, general Guilherme Theophilo, afirmou que faltam poucos detalhes para que o Amazonas seja anunciado como sede do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Norte.
A informação foi divulgada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PSL), que participou de reunião, em Brasília, na manhã desta terça-feira (11), com o secretário do Governo de Jair Bolsonaro.
“Falta pouco para sermos anunciados como sede do Centro de Inteligência. Uma grandiosa conquista para nosso Estado no que diz respeito ao aprimoramento e integração de dados referentes à segurança, à implantação de tecnologia no combate à criminalidade. Estou otimista e atuante quanto a isso. Quero nosso Amazonas em outro patamar quando o assunto for segurança pública”, afirmou Péricles.
Segundo o parlamentar, a segurança nacional tem e precisa ganhar formato técnico.
“Precisamos seguir a linha do Centro de Inteligência e encarar a segurança pública como questão técnica para chegarmos a uma real gestão de excelência. Temos que ter à frente de cada função pessoas técnicas, com real embasamento e experiência para tal, com a expertise que qualquer outra vertente, quando trabalhada, considera antes de qualquer decisão”, declarou o deputado.
Ainda durante reunião, o delegado Péricles reforçou junto ao general a importância da parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp-MJ).
“É o Amazonas com acesso ao sistema integrado de informações policiais. Vários Estados já atuam desta forma e tenho trabalhado para que avancemos neste sentido também. Tecnologia e integração precisam ser palavras de ordem quando falamos do assunto”, reforçou.