MANAUS – Na contramão da opinião de empresários e políticos, o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, afirmou que o “Plano Dubai” do Governo Federal não ameaça a Zona Franca de Manaus (ZFM).
“A Zona Franca de Manaus em hipótese nenhuma será fragilizada, pelo contrário, os nossos benefícios fiscais, garantidos constitucionalmente, serão preservados e vamos em busca de desenvolver os demais polos que sempre são lembrados e pouco, quase nada, implementados, são eles: Biofármacos, turismo, defesa, mineração e psicultura”, disse Menezes em um texto publicado em uma rede social.
Projeto
Reportagem da Folha de São Paulo publicada na tarde de segunda-feira (10) informa que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) prepara, por meio da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), um novo projeto de desenvolvimento econômico para a região amazônica que tem como objetivo “por um fim nos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM)”.
Segundo a reportagem, o projeto foi apelidado pelo titular da Sepec, Carlos da Costa, como “Plano Dubai”, por ser uma referência ao emirado que, no passado, previu o fim de suas reservas de petróleo e gás. O programa pretende estimular cinco polos econômicos: biofármacos, turismo, defesa, mineração e piscicultura.
Abaixo, a publicação feita por Alfredo Menezes:
MEUS COMENTÁRIOS NAS MINHAS MÍDIAS SOCIAIS
O chamado “Plano Dubai”, muito comentado na mídia local, é simplesmente uma amplificação de exploração das matrizes econômicas da nossa região.
A Zona Franca de Manaus em hipótese nenhuma será fragilizada, pelo contrário, os nossos benefícios fiscais, garantidos constitucionalmente, serão preservados e vamos em busca de desenvolver os demais polos que sempre são lembrados e pouco, quase nada, implementados, são eles: Biofármacos, turismo, defesa, mineração e psicultura.
Esses cinco polos são naturalmente a nossa vocação, mas, hoje a China produz mais peixes em cativeiros do que a Amazônia, fato inacreditável, portanto, é imperioso reverter essa curva em parceira com o governo federal.
O grande desafio da minha gestão é o fortalecimento do nosso Polo Industrial de Manaus, bem como, mostrar ao Brasil a nossa importância estratégica e o modelo econômico exitoso que temos aqui.
A Suframa durante anos esteve esvaziada e fragilizada, hoje ela está voltando a ser protagonista e indutora de desenvolvimento econômico no nosso estado e em toda região, essa é a minha missão e vou cumpri-la.
ZONA FRANCA DE MANAUS, ORGULHO DO BRASIL 🇧🇷 “ !!!
Selva !