MANAUS – Para o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos), a informação de que o Governo Federal tem plano para substituir a matriz econômica baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM) afastará potenciais investidores no modelo.
Wilker afirma que algum membro do Governo Federal precisa vir a público deixar claro que não há nada de concreto e que isso não passa de um sonho. “Alguém precisa tranquilizar os investidores. Eu ainda acredito no governo Bolsonaro”, disse Wilker nesta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Reportagem da Folha de São Paulo publicada na segunda-feira (10) informa que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) prepara, por meio da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), um novo projeto de desenvolvimento econômico para a região amazônica que tem como objetivo “por um fim nos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM)”.
Segundo a reportagem, o projeto foi apelidado pelo titular da Sepec, Carlos da Costa, como “Plano Dubai”, por ser uma referência ao emirado que, no passado, previu o fim de suas reservas de petróleo e gás. O programa pretende estimular cinco polos econômicos: biofármacos, turismo, defesa, mineração e piscicultura.