MANAUS – O ministro da Justiça, Sérgio Moro, usou uma entrada alternativa das demais autoridades para acessar o Hotel Quality, em Manaus, onde participa na manhã desta segunda-feira (10), da abertura da reunião do Consej (Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária). O ministro evitou passar pelo hall onde a imprensa estava posicionada.
A vinda de Moro a Manaus ocorre um dia após o site The Intercept publicar uma série de matérias com base em conversas em aplicativos de mensagens indicando que os procuradores que atuam na operação Lava Jato, assim como Sérgio Moro, não atuavam de maneira apartidária e imparcial como sempre defendem veementemente.
A fonte que teria passado todo o conteúdo das mensagens ao veículo não foi identificada.
Evento
A reunião tem como objetivo apresentar o atual cenário do sistema prisional de cada estado, analisando os processos administrativos e de gestão, métodos de alocação de internos dentro das unidades, a redução de custos e as formas de incentivo do trabalho por meio da mão de obra carcerária. O Consej é um fórum nacional que tem como membros os secretários estaduais de Justiça, de Direitos Humanos e de Administração Penitenciária. A reunião terá a presença de dirigentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).