MANAUS – Os deputados federais Capitão Alberto Neto e Delegado Pablo entregaram ao ministro da Justiça, Sergio Moro, na quinta-feira (6), um relatório sobre a vistoria realizada nos presídios do Amazonas, por meio de uma Frente de Deputados que estiveram em Manaus no dia 31 de maio.
“O relatório possui informações estratégicas apuradas por nossa comissão para que se evitem tumultos e massacres, que serão apreciadas pelo ministro (Sergio Moro) e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen)”, escreveu o deputado Delegado Pablo em publicação nas redes sociais.
Moro estará em Manaus na próxima segunda-feira (10) para debater o sistema penitenciário.
Massacre
No dia 26 de maio, 15 detentos foram assassinados no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim). No dia seguinte, 40 detentos foram mortos em outras três unidades penitenciárias: UPP (Unidade Prisional do Puraquequara), Ipat (Instituto Penal Antônio Trindade) e CDPM (Centro de Detenção Provisória Masculino). A matança ocorreu após um racha entre facções.
Antes de sua chegada, o ministro Sérgio Moro já prorrogou nesta sexta-feira (7) por mais 90 dias a permanência de homens da Força Nacional nos presídios do Amazonas.