MANAUS – O ministro da Justiça, Sérgio Moro, estará em Manaus na próxima segunda-feira (10) para discutir soluções para a crise no sistema prisional do estado. A informação foi divulgada pelo senador Omar Aziz (PSD), que esteve reunido com o ministro na manhã desta quarta-feira (5).
Em Manaus, Moro vai se reunir, segundo Omar, com secretários de Justiça de outros estados, segundo o Senador. O senador e o ministro conversaram sobre a chacina ocorrida nos presídios de Manaus na semana passada, que resultou na morte de 55 detentos.
“Não é um problema exclusivo do Amazonas. É uma crise nacional e a origem de tudo está no tráfico de drogas. Temos que dotar as cidades de instrumentos de prevenção, dar condições às pessoas de terem acesso ao estudo, trabalho e ainda lazer”, disse Omar.
Para o senador o desafio é resgatar os jovens que estão sendo recrutados para o tráfico, “dar oportunidades para eles e tratar os que já se viciaram”.
O senador também informou que o ministro Moro deverá voltar ao Amazonas no segundo semestre, provavelmente em Julho, para uma visita ao Alto Solimões. “É por lá que entra uma grande quantidade de drogas que vão para o país todo e isso requer uma intervenção do Governo Federal”, completou.