MANAUS – O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), pediu que os secretários municipais estejam preparados para novos cortes de gastos. O alerta foi dado nesta terça-feira (4), durante reunião com o primeiro escalão do Executivo Municipal para a análise dos resultados e das metas para 2019, como parte do Programa de Excelência de Gestão.
“Já pedi ao secretário de Finanças que prepare essa segunda rodada de cortes. Espero, repito, que não seja necessário, mas eu tenho que ficar preparado. Manaus jamais vai ficar em déficit”, afirmou Arthur.
O prefeito disse estar observando o cenário econômico do país, mas que tem esperança de que a economia se levante no segundo semestre, com a reforma da Previdência e a adoção de algumas medidas e reformas microeconômicas, como investimentos subsidiados à construção civil e ao setor de serviços, como forma de aquecer a economia, a geração de emprego e indução ao consumo.
“Nós temos duas hipóteses. Uma positiva, a que eu quero, adotando medidas junto com a reforma da Previdência para alavancar o segundo semestre. A segunda, se nada acontecer, é a de quadro recessivo, caminhando para uma depressão econômica”, avaliou o prefeito.
Arthur, durante a reunião da sede da prefeitura, localizada na avenida Brasil, zona Oeste de Manaus, disse estar satisfeito com os indicadores apresentados por seus secretários, mas reforçou a cobrança para que as metas estabelecidas sejam concretizadas ou redefinidas.
“Estou satisfeito com os resultados apresentados, mas estou cobrando os secretários para que cumpram, com rigor, as metas estabelecidas ou redefinam as mesmas, caso sejam inexequíveis”, afirmou o prefeito.
As ações são coordenadas pelo Conselho de Gestão e têm como marco de direção o Planejamento Estratégico Manaus 2030.