MANAUS – O Amazonas é um dos seis estados que bateram a meta de 90% de cobertura da vacina contra Influenza A, segundo informou o Ministério da Saúde no final de semana. Os outros estados que atingiram a meta são Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%).
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), até o dia 31, o Amazonas havia atingindo 99,55% de cobertura, o que equivale a 1.103.035 doses aplicadas. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde.
Segundo a FVS, dos 62 municípios do Amazonas, 17 ainda não atingiram a meta. A partir desta segunda-feira (03), nos municípios que ainda não atingiram a cobertura, toda a população terá oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina.
Ou seja, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, a medida evitará desperdício de doses nas localidades que não alcançarem a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário.
Interior
Um dos municípios do Amazonas que superou a meta foi Tapauá. Segundo a secretaria municipal da cidade, 6,8 mil pessoas foram vacinadas, o que significa 97,32% dos tapauaenses imunizados.
“O município se organizou, fez o chamado e a população atendeu de pronto a importância de receber a vacina. Esse engajamento do povo é fundamental para atingirmos as metas determinadas pelo Ministério da Saúde, pois esse é um modelo preventivo de atenção à saúde, focado na real necessidade do município”, disse o secretário municipal de Saúde, Januário Neto.
Para o prefeito José Guedes, o Zezito, o trabalho de mobilização das equipes de Saúde de Tapauá também foi fundamental para o sucesso da campanha de vacinação. “Destacamos equipes da Secretaria Municipal de Saúde para todas as comunidades do município levando, além da vacinação, atendimento médico aos moradores do nosso interior. Esse compromisso com a população foi retribuído com a adesão em massa do povo de Tapauá”, declarou o prefeito.
Os municípios que ainda não bateram a meta, segundo a FVS são: Anori (71,87%), Apuí (77,85%), Barcelos (81,68%), Beruri (83,45%), Boca do Acre (55,04%), Borba (82,63%), Canutama (78,12%), Coari (82,94%), Eirunepé (76,34%), Guajará (89,81%), Itacoatiara (89,47%), Itapiranga (85,7%), Lábrea (89,58%), Novo Airão (74,81%), Novo Aripuanã (84,23%), Pauini (77,64%), Rio Preto da Eva (77,42%).
Para esses casos, os municípios devem continuar oferecendo a vacina à população.