MANAUS – O secretário de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, afirmou que a situação orçamentária e fiscal do estado impede que a pasta cogite realizar concursos públicos ainda em 2019.
“Não podemos primeiro estar enganando a população, dizendo que vai ter concurso, isso é humanamente impossível, ou administrativamente impossível esse ano, fazer concurso”, declarou Bonates.
O Amazonas já atingiu o limite máximo de gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em abril, esse gasto atingiu 50,98% da Receita Corrente Líquida do Estado, superando o limite máximo de 49%. No dia 10 de abril, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) emitiu alerta para o Governo do Amazonas para que observe o limite de gastos imposto pela legislação.
Um dos impedimentos, neste cenário, é do Estado realizar novas contratações, sob pena de responder administrativamente.
“Nós estamos com tudo aí preparado para, assim que nos for possível, nós “startarmos” o concurso. Precisando? Estamos, mas pé no chão, não tem como agora, nós temos que trabalhar realmente com o efetivo que temos”, afirmou Bonates.