MANAUS – O vereador Jaildo dos Rodoviários (PCdoB), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), quer que policiais civis e militares e guardas civis metropolitanos tenham direito ao passe livre no transporte coletivo intermunicipal, estando fardado ou apresentando a carteira funcional.
Uma das justificativas apresentadas na proposta, é que o direito ao passe livre sem a obrigatoriedade do uso da farda vai evitar que policiais sejam “surpreendidos e executados na poltrona de um ônibus intermunicipal”.
Para isso, o parlamentar apresentou um Projeto de Lei (nº 90/2018), que institui o passe livre. Pela proposta, o governo poderá estabelecer também o uso de cartão eletrônico ou bilhete único do Policial com as gratuidades.
De acordo com o vereador, hoje somente policiais militares fardados tem direito a gratuidade e no transporte coletivo de Manaus. “Para outros municípios as empresas é que especificam quantos policiais podem levar”, observou Jaildo. / J.A.
Justificativa do Projeto de Lei
Esta Lei vem contribuir com as nossas organizações da Polícia Civil, Militar e os integrantes da Guarda Civil Metropolitana, no que diz respeito às necessidades operacionais, quando se veem obrigadas a designar seus membros a servirem em municípios diferentes daqueles onde residem.
Dessa forma, esses policiais não ficam obrigados a despenderem gastos extras com as tarifas do transporte público intermunicipal ou se sentirem obrigados a pedir carona, nos acostamentos das rodovias.
Esta Lei também se mostra benéfica, uma vez que esses profissionais não precisarão estar fardados no uso do benefício, evitando, com isso, serem surpreendidos e executados na poltrona de um ônibus intermunicipal.
Vale ressaltar que esses trabalhadores merecem todo nosso apoio, afinal, são responsáveis pela guarda da vida de todos os cidadãos.