MANAUS – O secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, afirmou nesta terça-feira (21) que é a favor de “cidadão de bem” andar armado.
“Eu desconheço a posição oficial do governo (do Amazonas). Enquanto eu, como policial, sou totalmente a favor de se armar o cidadão, tirar a arma do marginal e voltar a ser como era. Porque antes do Estatuto do Desarmamento a violência não era tão grande quanto está agora. Hoje o ladrão entra na casa de qualquer cidadão porque sabe que ele não tem como se defender, como reagir”, disse o secretário.
Bonates comentava com a reportagem notícia divulgada pela imprensa nacional de que 14 governadores de estados brasileiros assinaram uma carta contra o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que facilita o porte de armas e o acesso a munições no país.
Pela manhã, o jornal Folha de São Paulo incluía o Amazonas na lista de estados que assinara a carta. Mas o Governo do Amazonas não assinou o documento.
Para o secretário, cidadãos armados inibem a ação de criminosos. “Antigamente, ele (criminoso) pensava duas vezes. Ele ficava escolhendo onde era a casa, fazia um levantamento para poder entrar. Hoje, não, hoje ele entra, vai, tira, estupra, mata, e sabe que o cidadão não tem como se defender. Eu sou a favor do cidadão de bem ter como defender a sua vida, a vida da sua família e a sua propriedade”, disse Bonates.