MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou um pacote de investimentos no setor primário da Região Metropolitana de Manaus (RMM), no valor de R$ 800 milhões.
“A riqueza se concentrou na capital. Nesse governo, o homem do interior será valorizado. Nossos irmãos do interior precisam ter as mesmas oportunidades do homem da capital: ruas pavimentadas, vicinais recuperadas, energia elétrica, comunicação e, sobretudo, geração de emprego e renda. Quem está no interior só precisa de uma oportunidade, e esse governo está trabalhando para dar essa oportunidade”, disse Wilson Lima.
O anúncio foi feito durante a visita de uma comitiva do governo a Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, na RMM. Segundo o governador, o objetivo das visitas foi impulsionar o segmento, promovendo inaugurações, autorizações e vistorias de obras, além de anúncios importantes para levar desenvolvimento ao interior do estado.
O pacote de investimentos, de acordo com o governo, tem alcançado vários municípios com a retomada e continuidade das obras de infraestrutura.
Vistoria
Na visita aos municípios da Região Metropolitana, Wilson vistoriou a construção de uma galeria de concreto no Km 70 da AM-070, visitou as obras de duplicação da rodovia, e assinou o termo para início dos trabalhos na Estrada do Caldeirão (AM-070), em Iranduba. A obra, que tem investimentos de R$ 3.630.128,87 para serviços de manutenção, conservação e recuperação dos 11 quilômetros de ramal, deve ser entregue em três meses.
Produção do Caldeirão
A obra vai beneficiar famílias que dependem da Estrada do Caldeirão para escoar a produção. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), na vicinal da AM-070 há mais de 400 produtores que cultivam hortaliças (pimentão, pimenta de cheiro); fruticultura (limão, laranja, maracujá e banana); e criação de animais de pequeno porte, como galinha de corte.
Fábrica de açaí
A comitiva do Governo, que contou com o secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, participou da reinauguração da fábrica de açaí FruitBom, no Km 78 da rodovia AM-078. A empresa existe no local há 15 anos, mas passou por reforma e ampliação, e hoje tem capacidade para produção de cerca de 1 milhão de toneladas de açaí por ano.
De acordo com a Sepror, a agroindústria é importante para reforçar a cadeia produtiva do açaí no Estado. Manacapuru é o maior polo produtor, com sete indústrias, de um total de 27 agroindústrias que processam o fruto no Estado, reunindo aproximadamente 13 mil agricultores familiares e produtores rurais que atuam na cadeia produtiva.
A Sepror auxilia as agroindústrias do Amazonas com a elaboração de projetos de engenharia e implantação, legalização ambiental (em conjunto com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam) e a legalização sanitária para o registro do Ministério da Agricultura.
Acompanharam o governador na visita à RMM os secretários de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima; de Produção Rural, Petrúcio Magalhães Júnior; o deputado Dr. Gomes, líder do Governo na Assembleia Legislativa; e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Danízio Valente Gonçalves Neto.