MANAUS – Em sua mais recente mudança no secretariado, o governador Amazonino Mendes (PDT) retira José Alves Pacífico do comando da Casa Civil. No lugar dele assume Arthur César Zahluth Lins, ex-controlador-geral do Estado.
Pacífico deixa a chefia da Casa Civil após o governador ter que anular dois decretos que tiveram a legalidade jurídica questionada pelo poder Legislativo. O primeiro que aumentava os salários de secretários por meio de abono; e o segundo que transferia poderes da Seplancti para a Sefaz.
A Casa Civil é responsável por prestar assistência e assessoramento direto e imediato aos atos governador.
Esse é o terceiro nome a chefiar a pasta. Antes de Pacífico, o deputado estadual Sidney Leite (PSD) comandou a secretaria.
Pacífico foi nomeado para o cargo de secretário extraordinário. A mudança foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (25), disponibilizado na internet nesta quinta-feira (26).
Outra mudança do governo é a nomeação da presidente estadual do PV, Eliane Ferreira, para a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Antes, Eliane ocupadava o cargo de secretária extraordinária.
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem/AM) também teve a chefia modificada. No lugar de Márcio André Oliveira Brito assume como diretor-presidente Augusto Carneiro dos Santos. / J.A.