MANAUS – Por unanimidade dos votos, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na tarde desta segunda-feira (29), a criação da 19ª secretaria na estrutura do Poder Executivo, que é a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec).
O Projeto, de autoria do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), tramitou em regime de urgência e recebeu parecer favorável em todas as comissões técnicas da Casa, dentre elas, a de Constituição, Justiça e Redação; Finanças, Economia e Orçamento e a de Serviço e Obras Públicas.
A intenção da Prefeitura é de que a secretaria absorva a Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus). A nova secretaria terá 38 cargos disponíveis .
De acordo com informações de bastidores, o vereador Elias Emanuel (PSDB) é cotado para assumir a nova pasta. O parlamentar já foi secretário de Arthur. Deixou o secretariado em abril de 2018 para poder concorrer a uma vaga de deputado estadual. Sem sucesso na disputa eleitoral, retomou o mandato na CMM. Procurado pela reportagem, Elias não atendeu às ligações e nem respondeu as mensagens encaminhadas via WhatsApp.
Caso a nomeação de Elias se confirme, quem assume a suplência na CMM é Rodrigo Guedes, atual chefe do Procon Manaus.