MANAUS – O Ministério Público Estadual (MP-AM) instaurou um inquérito civil para investigar se o prefeito de Nhamundá, Gledson Hadson Paulain Machado, conhecido como Nenê Machado, ofereceu dinheiro ao vereador Senildo Bitencourt, vulgo Nildão, em troca de voto na eleição de Arthur Paulain Gomes para a presidência da Câmara Municipal do município.
Em áudio compartilhado em grupos de WhatsApp, Nenê Machado oferece R$ 25 mil e mais um cargo com remuneração de R$ 3 mil para a esposa de Nildão, Idaneide Gomes.
“Vinte e cinco mil. Eu emprego tua mulher três mil por mês , aí tu faz as contas. Agora uma coisa eu vou falar para ti, não fale para ninguém porque eu tô com um cara mais caro pra mim é tu. Aí vou te falar uma coisa – faz tua matemática, Nildão. Matemática 1+1 é 2 . Ela vai ganhar 72.000 + 25.000. Vai para simplesmente quase cem pau no teu voto. Aí tu me diz se vale a pena, se não vale ter um cara, tu tem tuas broncas de campanha de comunidade para resolver que eu sempre te ajudei, pô”, diz Nenê em trecho da conversa com o vereador.
O objetivo do inquérito é, de acordo com o promotor de Justiça Substituto da Comarca de Nhamundá, Weslei Machado, “averiguar a prática de improbidade
administrativa geradora de enriquecimento ilícito em razão da notícia de que Gledson Hadson Paulain Machado ofereceu vantagem econômica e a nomeação de alguém para cargo em comissão (Idaneide Gomes) para que o vereador Senildo Bitencourt, vulgo Nildão, votasse no candidato Arthur Paulain Gomes”.
Intimação
O promotor Weslei Machado determinou a intimação dos vereadores Edson Ribeiro, Ivan Paulain, Rodrigo Rodrigues e José Luís para que prestem depoimento sobre o caso. E expediu ofício requisitando à Prefeitura de Nhamundá cópia do ato de nomeação/contratação de Idaneide Gomes para o cargo público em comissão ou contratação temporária, da sua folha de frequência, bem como dos seus contracheques.
Weslei quer ainda que a Câmara Municipal de Nhamundá envie cópia da ata da sessão de eleição para os cargos da Mesa Diretora realizada no mês de dezembro de 2018.