A Defensoria Pública do Estado inaugura, na próxima segunda-feira (15), o Polo Keilyanne Silva Ribeiro, no município de Humaitá (a 590 km de Manaus). Além da sede, a unidade vai atender as populações de Apuí, Borba, Manicoré, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã, podendo prestar assistência jurídica gratuita para 233 mil pessoas.
O polo vai receber o nome da professora Keilyanne, natural de Humaitá e formada em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ela foi vítima em um caso de feminicídio com grande repercussão no município, onde foi morta pelo próprio marido a facadas, na presença de seus filhos.
A proposta de dar o nome da professora ao prédio foi uma indicação do deputado estadual Cabo Maciel, sob a justificativa de que a educadora era conhecida e admirada na cidade por ser um exemplo de vida. A direção da DPE-AM acolheu o pedido, na medida em que tem atuação marcante no acompanhamento das questões relacionadas aos crimes de feminicídio.
Além da inauguração do polo, Humaitá também recebe nesta segunda-feira a posse de quatro novos defensores públicos e a assinatura de convênio entre a DPE-AM e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O primeiro evento será a posse dos defensores José Maria Arcanjo Alves, Stefanie Barbosa Sobral, Oswaldo Machado Neto e Natália Saab Martins da Silva, às 10hs, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti), Tarcila Prado de Negreiros Mendes, na rodovia BR 230. Os quatro foram aprovados no último concurso público da DPE-AM.
Em seguida, às 10h45, haverá a assinatura de acordo de cooperação técnica para acesso à Justiça Ambiental entre o defensor público geral, Rafael Barbosa, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Costa Taveira, e o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Marcos Valente de Souza, também no Ceti.
Às 11h50, acontece a inauguração do Polo Keilyanne Silva Ribeiro, que funcionará na rua Circular Municipal, 933, bairro Novo Centenário, e contará com a atuação de cinco defensores públicos – entre eles os novos empossados.
Interiorização
Para o defensor público geral, Rafael Barbosa, a inauguração da unidade é mais uma mostra do processo de interiorização da DPE-AM que está em andamento. “A inauguração de mais uma unidade confirma o compromisso da atual gestão da Defensoria Pública de estar presente no interior, com estrutura fixa e independente, fortalecendo as ações da DPE-AM”, afirma Rafael.
Ao destacar mais esse passo importante passo a comemorar, o defensor geral afirma ter a convicção de que a DPE-AM está preparada para chegar com qualidade aos cidadãos do interior. “Para isso, preciso, no entanto, do apoio do governador do Estado, dos deputados estaduais e dos prefeitos”, finalizou.
A Defensoria já implantou polos de atendimento no interior do Estado em Parintins (a 369 km de Manaus), que atende também os municípios de Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos, e em Itacoatiara (a 176 km), responsável pelo atendimento aos moradores de Rio Preto da Eva, Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.
Agora, com o novo polo em Humaitá, a Defensoria Pública vai conseguir levar seus serviços para aproximadamente 604 mil pessoas no Interior do Amazonas.