MANAUS – O vereador da Câmara Municipal de Manaus, Elias Emanuel (PSDB), vai assumir a nova Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Semdec), que está sendo criada pelo prefeito Arthur Neto.
Ao ESTADO POLÍTICO, Elias Emanuel diz que ainda não foi convidado. “Eu não tenho nenhuma informação a respeito disso, até então. Eu sei que a secretaria está sendo criada porque foi deliberada semana passada na Câmara, mas não tenho nenhum informação. Até agora, nada (de convite)”, disse Elias Emanuel.
Mas aliados do prefeito ouvidos pelo site afirmam que o vereador será o dirigente da pasta.
O parlamentar já foi secretário de Arthur. Deixou o secretariado em abril de 2018 para poder concorrer a uma vaga de deputado estadual. Sem sucesso, retomou o mandato na Câmara.
Elias Emanuel era secretário da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos. A secretaria hoje é administrada pela ex-deputada federal Conceição Sampaio.
A proposta para criação da nova secretaria foi assinada pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto, no dia 1º de abril, e agora aguarda aprovação dos vereadores.
A intenção da Prefeitura é de que a secretaria absorva a Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), que é coordenada por Rodrigo Guedes, também do PSDB.
A nova secretaria terá 38 cargos, entre comissionados e gratificações.
Suplente de vereador, Guedes é quem assume a cadeira de Elias Emanuel na CMM.
A Prefeitura de Manaus possui hoje 18 secretarias, 5 autarquias e duas fundações. A Semdec será a 19ª.
Projeto de Lei
De acordo com o Projeto de Lei nº 104/19, serão transferidos para a Semdec o orçamento, bens móveis, quadro de pessoas, cargos em comissão, funções gratificadas da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor.