Por Lúcio Pinheiro |
Segundo colocado em todas as pesquisas realizadas em 2023, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta sexta-feira (29), afirmando que, “hoje”, não quer ser candidato à Prefeitura de Manaus.
De acordo com o parlamentar, sua missão na Câmara dos Deputados ainda não terminou e por isso ele nunca afirmou que seria candidato em 2024.
“Nunca me lancei oficialmente como candidato. E fiz isso por um motivo: acredito que a nossa missão na Câmara Federal ainda não terminou”, disse o parlamentar, completando: “Não quero ser candidato e não sou candidato, hoje, à prefeitura de Manaus”.
A fala de Amom ocorre após seu nome constar em todas as pesquisas realizadas na cidade ao longo de 2023, sem nenhuma reação dele que apontasse desinteresse na disputa.
O político afirmou que, mesmo fora da disputa, vai atuar politicamente para “influenciar o futuro” da cidade.
“Quero uma transformação para essa cidade. Por isso, muito embora não queira ser candidato, vou sim influenciar o futuro dessa cidade”, afirmou.
Pesquisa da empresa Perspectiva divulgada nesta sexta-feira aponta que se a eleição para prefeito de Manaus fosse hoje David Almeida (Avante) seria o candidato mais lembrado pelo eleitorado. E Amom Mandel seria o segundo mais votado.
De acordo com a pesquisa, no cenário estimulado, o atual prefeito tem hoje 30,3% das intenções de voto. Enquanto Amom tem 23,7%.
Cidade elogia Amom
O presidente da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), Roberto Cidade (União Brasil), que é pré-candidato a prefeito, elogiou a decisão do potencial adversário em 2024.
Em suas redes sociais, Cidade classificou a decisão de Amom de “madura”.
“Acabo de ver a publicação do deputado @eusouamom informando que não irá disputar a eleição para prefeito de Manaus no ano que vem. A decisão do Amom de concluir o mandato e ajudar nosso Amazonas em Brasília, como nosso Deputado Federal mais votado, é uma atitude madura que revela coragem e sabedoria de um jovem que entende o tempo da política. É mais um sinal inspirador para nossa população, mostrando que a política deve ser o caminho efetivo para resolver os problemas do nosso AM, das cidades, e das pessoas”, escreveu.
Na consulta da Perspectiva, Cidade apareceu como o terceiro pré-candidato mais lembrado pelo eleitorado de Manaus, com 8,8% das intenções de voto.
A reportagem procurou David. Ele disse que não iria comentar o assunto.